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Enquete realizada no site da CESREI demonstra o perfil do professor ideal

A edição 236 da Revista Nova Escola, publicada em outubro deste ano, trouxe uma matéria que enfatizava o perfil do professor que vem se desenhando no século 21. De acordo com a matéria, em 2008, a consultoria norte-americana McKinsey elaborou um estudo compilando o que os países com melhor desempenho em Educação fazem para atingir a excelência. Selecionar os melhores professores está entre as conclusões do trabalho.

Dar aulas apenas com o que foi aprendido na graduação; ignorar o avanço tecnológico; trabalhar sozinho, sem trocar experiências com os colegas; e ignorar as didáticas de cada área são práticas condenadas pelos especialistas quando se pensa no professor do século 21. Planejar e avaliar constantemente, acreditando que o aluno pode aprender, por outro lado, é essencial na rotina dos bons profissionais.

Pegando carona nessa discussão, a equipe da CESREI preparou uma enquete com o intuito de saber qual qualidade é mais admirada em um professor. As quatro opções oferecidas foram dadas baseadas na matéria da revista Nova Escola: Boa formação; Uso adequado de novas tecnologias nas aulas; Didática atualizada; Atitude e postura profissional.

Entre as opções, atitude e postura profissional foi a mais votada com 110 votos, o que representa 50,23%. Esta característica escolhida pela maioria reflete a atitude que cada professor deve ter no seu dia a dia de trabalho, mudando sua postura sempre que necessário se adequando a crença de que todos, independentemente de seu histórico e comportamento, têm a capacidade e o direito de aprender e, por isso, deve sempre esperar o melhor de cada um. Todo docente deve analisar cada caso, olhar para as dificuldades de convivência, pensar em estratégias para sanar os problemas e criar o melhor ambiente para a aprendizagem.

Os números relacionados as outras opções foram: Boa formação – 67 votos (30,59%); Didática atualizada – 35 votos (15,98%); Uso adequado de novas tecnologias nas aulas – 7 votos (3,20%).

O resultado da enquete demonstra que o professor do século 21 precisa ser indubitavelmente empreendedor, criativo, dinâmico, atualizado, inovador, apresentando métodos que aprimorem a aprendizagem do aluno. Ignorar cursos de capacitação, experiências vividas por outros colegas, uso correto e adequado de tecnologias e o próprio contexto social e cultural da sala de aula, representa um retrocesso na busca pela qualidade do ensino. Assim, todo professor deve ser um eterno pesquisador, aberto as mudanças e dispostos as enfrentar situações mais adversas do cotidiano profissional.

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