Cesrei

Brasil deve ultrapassar a França e se tornar o 6º maior mercado publicitário do mundo

Em 2010 o Brasil movimentou US$ 12,9 bilhões (R$ 20,6 bilhões em valores de hoje), valor que deve crescer 15,4% ao ano até 2013 (alcançando US$ 16,3 bilhões), de acordo com a consultoria de mídia ZenithOptimedia, subsidiária do grupo Publicis, citada pela Folha.Com.

Por mais que os mercados maduros da Europa e dos EUA tenham retomado o crescimento, são os países emergentes que estão puxando a alta no setor. Até 2013, os mercados emergentes deverão responder por 35,1% dos investimentos com publicidade no mundo, ante 30,9% no ano passado.

Os países que mais vão contribuir para o crescimento do setor até 2013 são: EUA (com US$ 14,2 bilhões adicionais), China (US$ 10,7 bilhões), Rússia (US$ 6,9 bilhões) e Brasil (US$ 3,3 bilhões). A taxa de crescimento do Brasil é uma das maiores do mundo, superior à da China (13,6%).

O terremoto no Japão e a crise no Oriente Médio, em especial no Egito, representaram uma retração de US$ 2,4 bilhões nos investimentos em publicidade em 2011. O mercado japonês, com US$ 43 bilhões de investimentos em 2010, deve encolher 4,1% neste ano. No Egito, a queda será de 20%. Com isso, a previsão de crescimento do mercado publicitário no mundo, que era de 4,6% a 5,2% em dezembro, caiu para 4,2%.

Segundo ZenithOptimedia a internet deve ultrapassar os jornais e se consolidar como a segunda maior mídia do mundo em investimento publicitário em 2013.

Fonte: Folha de São Paulo

Notícia anterior

Alunos de Direito da CESREI participam do Projeto “Quintas Legais”

Próxima notícia

Inscrições abertas para o Encontro de Comunicação e Mídia